Mario de Andrade dans le hamac (Mario na rede)
SEGALL, Lasar
(
Vilna, 1891 - Sao-Paulo, 1957
)
1930
Inv.
2003.35.073Estampe
Gravure
© Mauricio Segall and Oscar Klabin Segall – photo © RMN-Grand Palais - mahJ / Thierry Ollivier
Dimensions :
Feuille : H. 38 - L. 56,5 / Gravure : H. 25,3 - L. 31,7 cmGravure à la pointe sèche, sur papier velin
mahJ,
don de Lucy Citti Ferreira épouse Alexandrovitch
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Justification de la date
Date inscriteHistorique
Tirage de 30 exemplaires numérotés en chiffres arabes et tirage posthume (1962) de 2 séries de 6 exemplaires en chiffres romains numérotés de I à VI et de II à VIMario de Andrade (1893-1945) écrivain et critique brésilien.
Mário de Andrade (S. Paulo, 1893 - idem, 1945)
Mário Raul Morais de Andrade, poeta, romancista, crítico de arte, ensaísta, epistológrafo e musicólogo brasileiro. No Conservatório de S. Paulo estuda Música, onde depois é professor de História da Música. Em 1922, na sua cidade natal, é um dos organizadores da Semana de Arte Moderna que dá origem ao Modernismo Brasileiro, e a publicação, neste mesmo ano, do seu livro de poesia Pauliceia Desvairada é considerada por alguns a data iniciadora do movimento, futura escola literária de grande significado. A sua estreia na poesia é, no entanto, com o livro Há Uma Gota de Sangue em cada Poema, eivado ainda de romantismo. (Há que lembrar, entretanto, que se tem como precursor do movimento o poeta Manuel Bandeira, com o seu livro de poesia A Cinza das Horas,1917.) Do Modernismo Brasileiro, Mário de Andrade vem a ser o mais importante teórico; como companheiros em todas as iniciativas e como militantes da nova escola tem o já referido Manuel Bandeira e o escritor, poeta e polemista irreverente Oswald de Andrade. Este movimento domina na literatura brasileira até ao ano de 1945, mas a influência de Mário de Andrade ainda hoje se sente.
Ainda em S. Paulo, dirige o Departamento Municipal de Cultura e funda a Sociedade de Etnografia e Folclore, que fomenta pesquisas de folclore, música e artes plásticas, e ele próprio dá o exemplo. Desta cidade vai para o Rio de Janeiro em 1938, onde dá aulas de História da Filosofia da Arte na Universidade do Distrito Federal. Nesta cidade mantém o seu espírito de pioneiro, organiza o Serviço do Património Histórico e Artístico Nacional e, para o Instituto Nacional do Livro, elabora o plano da Enciclopédia Brasileira.
Para além do livro Pauliceia Desvairada, há que destacar, em prosa, Macunaíma e Amar, Verbo Intransitivo (romances, 1928), O Aleijadinho (ensaio, 1935), Poesias (1941) e, como não pode deixar de ser, O Movimento Modernista (1942), de um conjunto de 44 títulos.
Description
Un homme jeune portant des lunettes rondes, écrit assis dans un hamacSignature
LasarSegall 1930, au crayon bgInscriptions
3/30 au crayon bdPublication
A gravura de Lasar Segall - Museu Lasar Segall, Sao Paolo :Fondaçao nacional pro-Memoria, 1988, cat. ref. 171